Devo usar uma calculadora de imposto de renda para ações na Bolsa?

calculadora imposto de renda acões

Você está em dúvida sobre a viabilidade de utilizar uma calculadora de imposto de renda para ações negociadas na Bolsa de valores?

Neste artigo vamos explicar como uma calculadora automática vai facilitar bastante o trabalho de forma simples, rápida e prática.

E, o melhor de tudo, de maneira segura, para que você não perca seus dados e informações sobre investimentos em renda variável, além de evitar problemas com o fisco.

Para saber mais detalhes, continue lendo!

É necessário declarar imposto de renda para ações negociadas na Bolsa?

Essa é uma dúvida principalmente de investidores iniciantes.

Em determinada faixa de contribuintes, não há obrigatoriedade de entrega da declaração de ajuste anual. Porém, em grande parte da população no Brasil  a declaração é uma obrigatoriedade, o que inclui pessoas jurídicas e físicas.

Entretanto, vale ressaltar que, no caso de negociação de ações, está obrigada a declarar toda pessoa que:

  • Recebeu rendimentos isentos cuja soma supere R$ 40.000,00 no ano. Entram aqui os ganhos de capital isentos de impostos na venda de ações e as distribuições de dividendos das empresas listadas na bolsa de valores.
  • Vendeu ações durante o ano, cuja soma supere R$ 40.000,00.
  • Apurou ganho de capital que foi tributado nas vendas de ações.

Portanto, se você cai em um desses critérios, sim, é necessário.

Várias seções da declaração anual de imposto de renda são usadas para fazer a declaração dessas operações: bens e direitos, dívidas e ônus reais, rendimentos isentos e não tributáveis, além da seção dedicada à renda variável.

Na seção dedicada, fazemos a apuração do ganho de capital com ações. Nela colocamos lucros e prejuízos, sabemos o valor do imposto a pagar e colocamos o valor já pago do imposto mês a mês.

Esse controle é mensal.

Então, é preciso apurar o IR sobre as operações com ações todos os meses, que deve ser pago pelo investidor quando há lucro.

Inclusive, a IR Flash disponibiliza uma calculadora de imposto de renda para ações negociadas na Bolsa. Usar esse tipo de aplicativo facilita bastante o cálculo em si, que é feito de forma automática, de modo a evitar falhas humanas.

Exemplo de cálculo de imposto de renda em ações para operações normais

Antes de explicarmos como funciona a calculadora de imposto de renda para ações negociadas na Bolsa, é interessante que você saiba alguns detalhes sobre como calcular o IR, usando como exemplo as operações normais.

As operações normais são aquelas em que a compra e a venda dos ativos ocorrem em dias distintos, diferentemente das operações de day trade em que as operações de compra e venda ocorrem no mesmo dia.

De acordo com o normativa vigente, nas operações normais existe isenção do IR sobre o ganho de capital nos meses em que o montante de vendas total é menor que 20 mil reais, chamado de ganho de capital isento de imposto de renda.

Essa isenção vale apenas para ações. Por exemplo, BDRs, ETFs e negociação com opções não são sujeitas a limites de isenção.

Porém, se o valor for maior que o mencionado, não há isenção.

O passo a passo para calcular o IR é o seguinte:

  • Verifique qual foi o valor total de vendas de ações no mês.
  • Se o valor for menor que 20 mil reais, não há necessidade de pagamento de imposto de renda sobre ganho de capital nessas operações, independentemente do montante.
  • Se o valor for acima de 20 mil reais, deve-se pagar 15% sobre o lucro/ganho de capital, após o desconto de taxas de corretagem.
  • Em geral, as corretoras retêm 0,005% do total de vendas, o que é uma maneira de avisar à Receita que o imposto será cobrado. Esse valor retido pode ser descontado do valor a pagar no mês.
  • E se você tiver prejuízo nos investimentos na Bolsa de Valores, é preciso anotar o valor para que seja abatido no lucro de operações dos meses subsequentes.
  • Esse procedimento deve ser realizado todos os meses.

Como funciona a calculadora de imposto de renda em ações?

A calculadora de IR é um instrumento bastante válido para calcular o imposto, pois ela faz todos os cálculos necessários para apuração do imposto relativo aos ganhos e perdas com transações em renda variável, seguindo todas as normas vigentes brasileiras.

Além de ser prático e automático, retira toda a complicação relacionada aos cálculos, uma vez que embute todas as nuances e particularidades de cada caso. E o principal intuito é facilitar o dia a dia dos investidores que desejam evitar quaisquer problemas com o fisco, como é o seu caso, certo?

Nesse sentido, o cálculo dos impostos segue as diretrizes de cada tipo de investimento, de forma detalhada. A possibilidade de erros é praticamente inexistente. Dessa forma, você não vai cair na malha fina.

Quais as vantagens de usar uma calculadora de imposto de renda em ações?

Existem muitos motivos para usar um aplicativo de calculadora de IR, principalmente quando se fala em maximizar tempo com menos gastos. Então, veja a seguir os principais benefícios. 

Rapidez

Vivemos em uma época em que a tecnologia já faz parte do nosso dia a dia. E ela contribui muito positivamente para que em vários contextos haja envio e recebimento de informações em tempo real, não é mesmo?

O cálculo de impostos também se insere nessa realidade. Ou seja, é possível em poucos minutos saber quanto você precisará pagar de IR com uma calculadora automática.

Assim, você poderá otimizar seu tempo da melhor forma, até mesmo para fazer análises do seu desempenho na Bolsa e entender as oscilações do mercado.

Dados precisos

Utilizar uma calculadora de imposto de renda para ações negociadas na Bolsa é muito mais seguro e preciso.

Afinal, um cálculo manual sempre está sujeito a erros humanos que podem passar despercebidos.

Assim, a opção por um procedimento automático de acordo com cada investimento específico é a melhor maneira de validar as informações. E, claro, é muito efetivo para evitar dores de cabeça com o Leão.

Melhor gestão financeira

Uma calculadora de IR vai contribuir significativamente para a melhor gestão financeira dos seus investimentos.

No aplicativo da IR Flash, você consegue inclusive ter acesso a diversos dados sobre investimentos em um único aplicativo.

Dessa forma, você pode saber quais rumos seguir nas suas aplicações e o que deve ser melhorado.

Emitir DARF

Outro ponto positivo de usar uma calculadora de IR é que você poderá emitir o DARF de modo bem mais simplificado.

O passo a passo para o preenchimento do documento não é complexo no app.  A calculadora já emite o DARF pronto. E, depois, basta verificar as informações e fazer o pagamento.

Então, o aplicativo ajuda a evitar burocracias e papelada, pois você terá acesso ao documento digital, poderá salvá-lo como achar melhor e, se preferir, pode também imprimir o documento.

Agora você já sabe os benefícios de ter uma calculadora de imposto de renda para ações negociadas na Bolsa de Valores. Então, visite a nossa página inicial e conheça o app IR Flash, para que você gerencie o recolhimento dos seus impostos em renda variável de forma simples e rápida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *